CMS (Content Management System) ou Sistema para Gestão de Conteúdo é um sistema para a criação, organização e publicação para websites.
Eles são importantes ferramentas que permitem a pessoas sem conhecimento em codificação criar, atualizar e manter sites e blogs diversos.
Esses sistemas concentram boa parte do código dentro de si e possuem uma interface amigável para que os criadores de conteúdo possam construir e postar os conteúdos que quiserem.
É um meio para que mais pessoas possam ter acesso e oportunidade de criar seus sites e gerencia-los de forma amigável.
Exemplos de CMS
Um dos mais famosos CMS do mundo é o WordPress, um CMS (Content Management System) que pode ser baixado e instalado em um servidor no seu modelo .org.
Porém o mesmo WordPress conta com a versão .com que é uma versão online disponível para quem não quer se preocupar nem em instalar a ferramenta em um servidor.
Além dele, existem diversos outros CMS disponíveis para que usuários e mesmo grandes empresas gerenciem seus sites.
A gigante Adobe, por exemplo, conta com o AEM (Adobe Experience Management) que é amplamente usado por grandes empresas para manterem e atualizarem seus sites, o que fica bem mais simples com o uso dessa tecnologia.
Veja alguns exemplos de CMS
- Worpress
- Drupal
- Joomla
- Magento
- Adobe Experience Management (AEM)
- Microsoft Sharepoint
- Sitecore
Por que usar um CMS
O Content Management System é uma tecnologia muito útil para ganharmos tempo e escala ao desenvolver soluções digitais como sites e blogs.
Ele pode ser usado, por exemplo, para criar um site institucional, um blog pessoal ou mesmo um e-commerce.
Aliado a diversos puglins, que são recursos adicionais que podem ser instalados no CMS, é possível inclusive ampliar a segurança dos dados, tornar a navegação mais interativa e muitas outras possibilidades.
Principalmente para quem não conhece muito de codificar sites, essa ferramenta é indispensável para se ter autonomia na hora de criar e gerenciar conteúdo na web.
Além disso, a ferramenta também é um excelente caminho para organizar e atualizar conteúdo, pois é possível fazer isso em determinados pontos com replicação automática por todo o sistema.
Como começar
Para quem tiver interesse em aprender e começar a usar plataformas de CMS o mais recomendável é acessar os serviços disponíveis e começar a desbravar criando seu próprio site.
Na internet é possível encontrar muita informação sobre como usar a ferramenta, inclusive vídeos que explicam desde como instalar até como personalizar e divulgar seu conteúdo.
Com certeza será um excelente caminho para você construir o site do jeito que você quer.
Referências
WordPress. Disponível em: <https://wordpress.org/>. Acesso no dia da postagem.