Cláudio Gusmão, professor e empreendedor da área de games, fala sobre o mercado, os desafios e o trabalho no mundo dos jogos.
Atualmente ele está a frente da UX 4 Indie, uma empresa voltada para apoiar pequenas e médias empresas que desejam desenvolver jogos em temas como pesquisa, play test (teste de jogo), quality assurance (assegurar qualidade do jogo) usabilidade, ergonomia e acessibilidade.
Gusmão iniciou sua carreira na área financeira antes de entrar no design e no segmento de games, o que o levou a incorporar a visão da gestão e da administração aos negócios de jogos.
Isso foi fundamental para estruturar planos mais realistas e que englobam não só a arte e a inspiração, mas também a sustentabilidade do game como um negócio.
Ao falarmos de interação, Gusmão nos lembra que o foco da experiencia do jogo é a mensagem que ele transmite, afinal esse é o propósito final do jogo, o motivo pelo qual ele foi criado.
Afinal, o jogo pode começar a partir de uma ideia, um desejo ou até de um “momento eureca”, mas ter um conceito bem definido é o que vai proporcionar que as decisões, escolhas e até o desenvolvimento desse jogo seja original e fluido.
Isso porque o game se trata de uma experiência lúdica, portanto a dor do usuário é abstrata, logo ter um conceito bem definido é o que vai ancorar as decisões e as escolhas, tanto para o que incluir, para o que excluir ou mesmo que caminho seguir.
E essas decisões englobam tudo como a narrativa, a experiência, o visual, as mecânicas e até as interações dentro do game.
Para quem sonha em trabalhar na indústria de games, Gusmão nos traz como ponto de atenção que a gente não se seduza com os grandes números, pois eles são amplos e para acessá-los é mais complicado do que pode parecer num primeiro olhar.
Outro ponto é se manter atento a excelência e a busca pela máxima qualidade contextual, porque no mundo do games:
“Não importa se você é um estúdio pequeno ou se você é um estúdio grande, o jogador vai exigir o mesmo 3d de você que ele exige do grande. Então, entenda o que é qualidade dentro do seu contexto e busque a máxima excelência nisso.”
Para os profissionais, além da busca pela máxima qualidade, também é importante ir aos eventos, falar com as pessoas e construir um bom networking, porque é isso que vai ajudar na hora das indicações, e falar inglês que é a língua principal nesse segmento.
Enquanto a algo que separe o desenho de um jogo do desenho de uma experiência de aplicativos funcionais, como de bancos, por exemplo, esse algo é principalmente o ponto da facilitação, que no primeiro pode ser algo a ser evitado enquanto no segundo ela é perseguida com total afinco.
Algo compreensível, afinal no game o desafio faz parte de uma experiência desejada, enquanto em aplicativos funcionais tirar barreiras é um dos principais desejos.
Durante a conversa, também abordamos a importância da indústria de games ser reconhecida como uma atividade única, inclusive recebendo seu próprio CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas) para poder receber fomento necessário das entidades governamentais e até do mercado privado.
Então, o cenário tem ficado positivo e vale investir para explorar boas oportunidades no segmento de games.
Referências
Cláudio Gusmão. LinkedIn. Disponível em: <https://www.linkedin.com/in/claudiogusmao>. Acesso no dia da postagem.
UX 4 Indies. Disponível em: <https://ux4indie.games>. Acesso no dia da postagem.
Interface diegética. Faberhaus Play. Disponível em: <https://faberhausplay.com.br/interface-diegetica/>. Acesso no dia da postagem.
Game Design Document (GDD). Faberhaus Play. Disponível em: <https://faberhausplay.com.br/game-design-document>. Acesso no dia da postagem.
CNAE. O que é e para que serve. Disponível em: <https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/perguntas-frequentes/cadastur/o-que-e-cnae>. Acesso no dia da postagem.
SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Disponível em: <https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae>. Acesso no dia da postagem.
ABRAGAMES. Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games. Disponível em: <https://www.abragames.org>. Acesso no dia da postagem.