BMC View é uma ferramenta para apoiar a analisar produtos já existentes, principalmente quando um novo time entra para cuidar desse produto ou mesmo quando precisamos revisitar o que foi feito e como está a estratégia do produto.
Para que normalmente é usada
Ele traz o conhecido Business Model Canvas (BMC) em um formato de perguntas mais simples e estruturado em colunas para ajudar a reunirmos informações existentes do produto quando este, por exemplo, não tem um BMC ou outra documentação histórica pré-definida.
Quando normalmente é usada
Sempre que necessário rever a estratégia ou alinhar ela com uma ou mais pessoas, dado seu formato simples o conteúdo pode ser apresentado em um único slide posteriormente para refinos e transmitir o conhecimento.
Exemplo de passo a passo
PASSO 1
Comece preenchendo a planilha com o conteúdo existente e do qual já se tem certeza sobre suas definições e características.
PASSO 2
Complete discutindo e preenchendo os itens ainda não conhecidos ou que precisam ser alinhados ou definidos pela primeira vez.
PASSO 3
Revise todo o conteúdo preenchido para encontrar possíveis inconsistências e alinhar o discurso compreendendo a narrativa e a estratégia do produto.
PASSO 4
Apresente o conteúdo para demais áreas interessadas para chegar a um conteúdo compreendido por todas as partes envolvidas.
Exemplo do BMC View em prática
A seguir um exemplo prático do BMC View realizado com um time de produtos para alinharmos o conhecimento de membros mais antigos com membros entrantes no projeto.
A parceria e a troca de visão serviu tanto para orientar os novos membros sobre o produto como também levou a conversas sobre evoluções e mudanças do pré-estabelecido para os novos cenários por meio das perguntas e sugestões trocadas.
A dinâmica teve uma duração enxuta, mas o resultado foi muito benéfico ao time como um todo, para design, negócios e tecnologia.