A biblioteca de design da IBM é um exemplo de como times de design se organizam para escalar seu valor em um repositório vivo e útil.
Com o crescimento dos times é comum que as grandes atividades se quebrem em áreas maiores de atuação e comecem a concentrar alguns tipos específicos de conhecimento, contudo um conhecimento represado em um só grupo não gera o valor necessário para a empresa como um todo.
Nesse sentido criar e manter esses repositórios atualizados e de fácil acesso vem se tornando fundamental.
A estrutura apresentada por Kristin Wisnewski, CIO (Chief Information Officer) de design na IBM, aparece como uma referência muito útil de estrutura que pode inclusive ser a base para o desenvolvimento de outras bibliotecas em outros contextos.
A organização do conteúdo da biblioteca de design da IBM
Um dos pontos que mais chamam a atenção na organização foi sua divisão em 8 grandes áreas principais que reúnem ações e conhecimentos específicos.
Essas grandes áreas são:
- Experiência do usuário (UX).
- Design visual (UI).
- Design de estratégia de negócios (SD).
- Pesquisa com clientes.
- Design de multimídia.
- Conteúdo e comunicação.
- Agilismo e facilitação.
- Operações de design.
A partir dessa divisão, as áreas criam links para seus principais temas que podem ser acessados por qualquer pessoa do time de design ou da empresa como um todo.
A atualização cuidada por cada time garante uma visão sempre recente e completa de cada grupo de conhecimento e ainda serve como uma maneira simples e acessível de explicar a estrutura e as várias áreas de atuação de design.
A seguir é possível ver algum desses links trabalhados pelo time com acréscimo da experiência que eu mesmo tive na minha trajetória profissional.
Experiência do usuário (User eXperience)
- Estórias de usuários
- Experiências de ponta a ponta
- Jornadas
- Mapa dos cenários atuais
- Modelos (mockups) e wireframes
- Personas
- Protótipos interativos
Design Visual (User Interface)
- Branding, logos e iconografia
- Criação de apresentações
- Design gráfico
- Design visual para web e mobile
- Mídia impressa e layouts
Estratégia de negócios (Service Design)
- Articulação e apoio no desenho das estratégias corporativas
- Consultoria especializada
- Entregas emergenciais da empresa
- Gerenciamento das interações institucionais
- Gerenciamento do programa estratégico
- Pesquisa e desenvolvimento de conceitos e soluções futuras
- Portfólio estratégico
Pesquisa com cliente
- Consulta em pesquisas com especialistas
- Criação de pesquisa e análises
- Dados de comportamento com os serviços (tráfego, frequência, taxa de abandono e etc.)
- Divulgação, educação e treinamentos em pesquisas com clientes
- Entrevistas com clientes e grupos focais
- Guias e passo a passo para pesquisas
- Mensuração de engajamento
- Mensuração e acompanhamento da qualidade dos produtos
- Pesquisas etnográficas
- Relatório dos dados de pesquisas com clientes
- Revisões heurísticas e de especialistas
- Testes de usabilidade
Design multimídia
- Criação e animação de vídeos e interações animadas
- Desenho de experiências físicas e interativas
- Gráficos em movimento (motion graphics)
- Mídia impressa
- Serviços e edições de audiovisuais
Conteúdo e comunicação
- Criação e revisão de conteúdo
- Desenho, escrita, envio e coleta de métricas sobre conteúdo e comunicação enviada
- Estratégia para o conteúdo
- Gerenciamento de ferramentas de conteúdo
- Microcópia para aplicativos e websites
Agilismo e facilitação
- Agilidade para negócios na corporação
- Consultoria especializada
- Otimização de processos de negócios
- Treinamento e consultoria sobre cultura e times ágeis
- Treinamento e consultoria sobre facilitação
- Treinamento e consultoria sobre papeis ágeis como product owners
- Treinamento para novos treinadores em facilitação e agilismo
Operações de design
- Apoio a priorização das entregas de valor
- Divulgação de resultados do time
- Fomento desenvolvimento com treinamentos, guias e referências
- Gerenciamento da colaboração e das conexões multi e interdisciplinares
- Harmonização e escala do trabalho de design
- Humanização dos processos e burocracias
- Medição do desempenho do trabalho
- Organização das estruturas de trabalho
- Padronização a aumento da eficácia e eficiência dos processos de trabalho
- Socialização e reconhecimento de histórias de sucesso
Claro que como todo repositório ele deve permanecer vivo e sempre ter suas métricas de desempenho analisadas para evoluir conforme necessário.
Nesse contexto, a biblioteca de design da IBM faz parte de diversas outras iniciativas do time e também passa por análises constantes de seu desempenho e sua capacidade de entrega de valor para o time de design e para a organização como um todo.
Referências
SlideShare Kristin Wisnewski. Disponível em: <https://www.slideshare.net/RosenfeldMedia/measuring-what-matters-kristin-wisnewski-at-designops-summit-2019?ref=https://rosenfeldmedia.com/>. Acesso no dia da postagem.
Palestra Kristin Wisnewski. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=nwAx5q8Rf84&list=PLS-xE0iEIwRk2hHrXUBZSCrt0F06lc9jK&index=2>. Acesso no dia da postagem.
Design Ops Summit – Rosenfeld. Disponível em: <https://rosenfeldmedia.com/designopssummit2019/program/>. Acesso no dia da postagem.
*Traduções do original em inglês feitas livremente.