Biblioteca de design da IBM: Como o time organizou o repositório

A biblioteca de design da IBM é um exemplo de como times de design se organizam para escalar seu valor em um repositório vivo e útil.

Com o crescimento dos times é comum que as grandes atividades se quebrem em áreas maiores de atuação e comecem a concentrar alguns tipos específicos de conhecimento, contudo um conhecimento represado em um só grupo não gera o valor necessário para a empresa como um todo.

Nesse sentido criar e manter esses repositórios atualizados e de fácil acesso vem se tornando fundamental.

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A estrutura apresentada por Kristin Wisnewski, CIO (Chief Information Officer) de design na IBM, aparece como uma referência muito útil de estrutura que pode inclusive ser a base para o desenvolvimento de outras bibliotecas em outros contextos.

A organização do conteúdo da biblioteca de design da IBM

Um dos pontos que mais chamam a atenção na organização foi sua divisão em 8 grandes áreas principais que reúnem ações e conhecimentos específicos.

Essas grandes áreas são:

  1. Experiência do usuário (UX).
  2. Design visual (UI).
  3. Design de estratégia de negócios (SD).
  4. Pesquisa com clientes.
  5. Design de multimídia.
  6. Conteúdo e comunicação.
  7. Agilismo e facilitação.
  8. Operações de design.

A partir dessa divisão, as áreas criam links para seus principais temas que podem ser acessados por qualquer pessoa do time de design ou da empresa como um todo.

A atualização cuidada por cada time garante uma visão sempre recente e completa de cada grupo de conhecimento e ainda serve como uma maneira simples e acessível de explicar a estrutura e as várias áreas de atuação de design.

A seguir é possível ver algum desses links trabalhados pelo time com acréscimo da experiência que eu mesmo tive na minha trajetória profissional.

Experiência do usuário (User eXperience)

  • Estórias de usuários
  • Experiências de ponta a ponta
  • Jornadas
  • Mapa dos cenários atuais
  • Modelos (mockups) e wireframes
  • Personas
  • Protótipos interativos

Design Visual (User Interface)

  • Branding, logos e iconografia
  • Criação de apresentações
  • Design gráfico
  • Design visual para web e mobile
  • Mídia impressa e layouts

Estratégia de negócios (Service Design)

  • Articulação e apoio no desenho das estratégias corporativas
  • Consultoria especializada
  • Entregas emergenciais da empresa
  • Gerenciamento das interações institucionais
  • Gerenciamento do programa estratégico
  • Pesquisa e desenvolvimento de conceitos e soluções futuras
  • Portfólio estratégico

Pesquisa com cliente

  • Consulta em pesquisas com especialistas
  • Criação de pesquisa e análises
  • Dados de comportamento com os serviços (tráfego, frequência, taxa de abandono e etc.)
  • Divulgação, educação e treinamentos em pesquisas com clientes
  • Entrevistas com clientes e grupos focais
  • Guias e passo a passo para pesquisas
  • Mensuração de engajamento
  • Mensuração e acompanhamento da qualidade dos produtos
  • Pesquisas etnográficas
  • Relatório dos dados de pesquisas com clientes
  • Revisões heurísticas e de especialistas
  • Testes de usabilidade

Design multimídia

  • Criação e animação de vídeos e interações animadas
  • Desenho de experiências físicas e interativas
  • Gráficos em movimento (motion graphics)
  • Mídia impressa
  • Serviços e edições de audiovisuais

Conteúdo e comunicação

  • Criação e revisão de conteúdo
  • Desenho, escrita, envio e coleta de métricas sobre conteúdo e comunicação enviada
  • Estratégia para o conteúdo
  • Gerenciamento de ferramentas de conteúdo
  • Microcópia para aplicativos e websites

Agilismo e facilitação

  • Agilidade para negócios na corporação
  • Consultoria especializada
  • Otimização de processos de negócios
  • Treinamento e consultoria sobre cultura e times ágeis
  • Treinamento e consultoria sobre facilitação
  • Treinamento e consultoria sobre papeis ágeis como product owners
  • Treinamento para novos treinadores em facilitação e agilismo

Operações de design

  • Apoio a priorização das entregas de valor
  • Divulgação de resultados do time
  • Fomento desenvolvimento com treinamentos, guias e referências
  • Gerenciamento da colaboração e das conexões multi e interdisciplinares
  • Harmonização e escala do trabalho de design
  • Humanização dos processos e burocracias
  • Medição do desempenho do trabalho
  • Organização das estruturas de trabalho
  • Padronização a aumento da eficácia e eficiência dos processos de trabalho
  • Socialização e reconhecimento de histórias de sucesso

Claro que como todo repositório ele deve permanecer vivo e sempre ter suas métricas de desempenho analisadas para evoluir conforme necessário.

Nesse contexto, a biblioteca de design da IBM faz parte de diversas outras iniciativas do time e também passa por análises constantes de seu desempenho e sua capacidade de entrega de valor para o time de design e para a organização como um todo.

Referências

SlideShare Kristin Wisnewski. Disponível em: <https://www.slideshare.net/RosenfeldMedia/measuring-what-matters-kristin-wisnewski-at-designops-summit-2019?ref=https://rosenfeldmedia.com/>. Acesso no dia da postagem.

Palestra Kristin Wisnewski. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=nwAx5q8Rf84&list=PLS-xE0iEIwRk2hHrXUBZSCrt0F06lc9jK&index=2>. Acesso no dia da postagem.

Design Ops Summit – Rosenfeld. Disponível em: <https://rosenfeldmedia.com/designopssummit2019/program/>. Acesso no dia da postagem.

*Traduções do original em inglês feitas livremente.

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