Arquitetura de informação é o campo de estudo que se dedica a compreender como organizar o conhecimento para torná-lo mais acessível.
Isso passa também por dar contexto aos dados de forma a facilitar que as pessoas o compreendam e consigam, a partir disso, tomar as decisões necessárias para tonar sua vida mais simples.
Segundo Wurman (2005), um percursor dessa atividade, a informação é aquilo que leva à compreensão e os verdadeiros arquitetos de informação dão clareza ao que é complexo; tornam a informação compreensível para outros seres humanos.
Dentro dessa linha, o conhecimento passa por pelo menos quatro etapas ao ser aprofundado e aplicado no mundo real:
- Dado: Representação de fatos.
- Informação: Fatos padronizados, relacionados, organizados e contextualizados.
- Conhecimento: Informação aplicada na realidade de forma a alcançar benefícios práticos.
- Sabedoria: Conhecimento aplicado a outros contextos da realidade e conectados a outros conhecimentos assimilados.
A Arquitetura de Informação trabalha para fazer o trabalho pesado entre o dado e a informação de forma que a pessoa usuária possa se concentrar em aplicar isso na sua realidade em busca de benefícios para sua vida.
Isso vale tanto para compreender e executar rapidamente uma tarefa, tomar uma decisão ou mesmo aplicar uma solução no mundo real e assim alcançar o resultado esperado.
O trabalho do arquiteto de informação, portanto, reside em compreender profundamente o dado e também o seu contexto para colocá-lo da melhor forma para os usuários.
Isso inclui não só pesquisa e teste com usuário, mas também técnicas como LATCH (Lugar, Alfabeto, Tempo, Categoria e Hierarquia) proposta também pelo Richard S. Wurman, entre outras, tudo para conectar as pessoas ao conteúdo desejado da forma mais eficiente e eficaz.
Referências
WURMAN, Richard Saul. Ansiedade de Informação: Como Transformar Informação em Compreensão. São Paulo: Cultura Editora Associados, 1991.
WURMAN, Richard Saul. Ansiedade de Informação: Um Guia Para Quem Comunica e Dá Instruções. São Paulo: Editora de Cultura, 2005.
UX Booth. Complete Beginners Guide to Information Architecture. Disponível em: <http://www.uxbooth.com/articles/complete-beginners-guide-to-information-architecture/>. Acesso em 14 de nov. de 2023.