Antonio Piccinini fala sobre as vantagens e usos da DXP no mundo digital

Antonio Piccinini está a frente da operação para América Latina de uma das principais DXPs do mundo e fala sobre o mundo digital nessa conversa para a Faberhaus.

Com vasta experiência em TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e Startups, Antonio tem conectado a Acquia com empresas de diversos segmentos e tamanhos para a construção de soluções digitais seguras, robustas e responsivas.

Essa responsividade tanto para se adaptar a diferentes volumes de uso quanto para oferecer diferentes soluções dentro do ecossistema da DXP, capazes de dar suporte para as diferentes necessidades dos negócios.

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DXP (Digital Experience Platform) é uma plataforma de experiência digital que reúne em seu ecossistema serviços tanto para presença digital quanto para expansão e crescimento dos negócios em ambientes on-line.

A Acquia é uma dessas plataformas, sendo a única atualmente baseada em um código aberto (open source), inclusive um dos mais respeitados do mundo, o Drupal Open Source CMS.

Quem usa DXP e alguns desafios atuais de mercado que ela atende

Atualmente empresas líderes em seus segmentos já utilizam essa tecnologia para proporcionar seus serviços de forma digital.

Empresas como a CPFL, Tim e Amil já contam com a solução DXP Acquia para seus negócios digitais, por exemplo.  

Contudo, sendo um recurso relativamente novo, Antonio nos lembra que as DXPs precisam se conectar com sistemas legados para proporcionar uma mudança e evolução realmente funcional no nosso mercado.

As empresas ainda têm muito legado tecnológico que não necessariamente estão preparados para as novas tecnologias e as necessidades atuais.

Nesse sentido, a DXP pode ser a camada que vai permear essa transição entre o passado e o futuro, sem quebrar a experiência, a funcionalidade ou até mesmo a segurança do que já existe.

Isso também é muito particular de cada segmento, as necessidades da área da saúde comparadas a de bancos digitais, por exemplo, podem mudar muito e é importante que as plataformas de experiência digital consigam se adaptar para esses diferentes contextos.

Outro desafio do mundo atual é a personalização do mundo digital, cada vez mais necessária para o relacionamento entre as empresas e os clientes.

Determinadas comunicações, ofertas e até produtos vão ter mais apelo com perfis específicos de clientes e o sucesso dos negócios tem passado por compreender esses perfis corretamente e direcionar o conteúdo mais adequado para cada um deles.

Esse serviço de personalização também é um dos recursos que a DXP oferece dentro do seu ecossistema.

Porém, a personalização também gera uma grande gama de ativos que precisam desenvolvidos para cada perfil de cliente e, posteriormente, também precisam ser gerenciados pela empresa e seus times.

Nesse aspecto, a DXP conta com o serviço de gerenciamento de ativos digitais (DAM – Digital Asset Management), por exemplo.

É mais um recurso para que as marcas consigam ter maior eficiência operacional e até segurança contra possíveis usos não autorizados, como fotos com direitos autorais vencidos, por exemplo.

Mas, ainda pensando em personalização, entregar esses diferentes conteúdos de forma automática e inteligente pede um recurso ainda mais eficiente de captura e segmentação dos comportamentos dos clientes.

Nesse sentido, as plataformas de experiência digital contam também com a CDP (Customer Data Platform) que é uma plataforma de dados de clientes capaz de coletar, registrar e relacionar informações para distribuição automática, escalável e personalizada de conteúdo.

A CDP coleta dados das interações dos clientes com todos os pontos de contato digital da marca, segmenta os clientes a partir do comportamento e permite a entrega personalizada de conteúdo e experiência para os diferentes perfis.

Outra necessidade que a DXP atende das empresas atualmente é a construção mais rápida de canais digitais como os sites, por exemplo.

Isso por meio da oferta de uma gama de componentes básicos já prontos para uso em seu ecossistema.

Assim, as marcas podem personalizar esses componentes e lançar o produto digital em um prazo menor, garantindo ainda reutilização, consistência e escalabilidade.

O futuro da DXP com as tecnologias disruptivas

O crescimento das tecnologias disruptivas como a popularização do uso da inteligência artificial também deve impactar a DXP.

Nesse aspecto, Antonio Piccinini enxerga essas tecnologias melhorando a eficiência dos processos como ponto crucial desse futuro.

Um desses usos é uma ferramenta de inteligência artificial (IA) que consegue ler a imagem, descrevê-la e criar metadados e tags automaticamente.

Dessa forma, essa ferramenta já ajuda em pelo menos três aspectos:

  1. Facilitar a gestão de ativos, seja para catalogá-los, procurá-los ou atualizá-los posteriormente.
  2. Trazer mais acessibilidade ao permitir a descrição em áudio e texto para imagens.
  3. Permitir uma personalização automática mais precisa ao contar com descritivos detalhadamente construídos. 

Outro aspecto importante da conexão entre DXP e as tecnologias disruptivas é o uso dos recursos de inteligência artificial para aprimorar e evoluir o conteúdo para SEO.

Isso tanto para encontrabilidade quanto para entrega mais precisa de conteúdo entre os diferentes tipos de público.

Métricas na DXP, nos negócios e na carreira

Ao falarmos sobre métricas, Antonio Piccinini comenta sobre algumas métricas que as plataformas de experiência digital já possuem.

No caso da Acquia, número de acessos e desempenho em acessibilidade já tem uma estrutura consolidada, por exemplo.

Contudo, ele nos lembra que é importante cada negócio conhecer bem que medidas são importantes para a empresa e compreender como extrair esses dados para direcionar as decisões e a estratégia.

Pode ser que essas medidas precisem de mais ferramentas do que as nativas da DXP e vale as empresas entenderem como conectar os recursos adicionais necessários para aprimorar suas análises.

No campo pessoal, Antonio reforça a importância de termos métricas que nos desafiem na medida certa.

Ou seja, nem tão fácil que se realize muito tranquilamente, nem tão difícil que fique inalcançável.

Atualmente seus esforços, por exemplo, estão em aumentar o tamanho da atuação da Acquia no mercado latino, preparar seu time para a autonomia responsável e ser um verdadeiro resolvedor para os clientes, de forma que eles fiquem tranquilos e sejam potencializados pela Acquia.

Para fechar a conversa, Antonio também fala sobre a importância de nos mantermos acreditando num futuro melhor mesmo diante dos muitos desafios e adversidades da vida.

Afinal, a gente mais erra que acerta, mas é importante continuarmos acreditando que vamos acertar para nos mantermos ativos no nosso caminho.

Referências

Antonio Piccinini. LinkedIn. Disponível em: <https://www.linkedin.com/in/antoniopiccinini/>. Acesso no dia da postagem.

DXP Digital Experiente Platform – Plataformas de Experiência Digital. Disponível em: <https://faberhaus.com.br/dxp/>. Acesso no dia da postagem.

DAM Digital Asset Management – Gerenciamento de ativos digitais. Faberhaus Disponível em: <https://faberhaus.com.br/dam/>. Acesso no dia da postagem.

CMS Content Management System – Gerenciamento de conteúdo. Faberhaus. Disponível em: <https://faberhaus.com.br/cms/>. Acesso no dia da postagem.

CDP Customer Data Platform – Plataforma de Dados de Clientes. Disponível em: <https://faberhaus.com.br/cdp/>. Acesso no dia da postagem.

Acquia. Disponível em: <https://www.acquia.com/>. Acesso no dia da postagem.

Drupal. Disponível em: <https://www.drupal.org/>. Acesso no dia da postagem.

CPFL. Disponível em: <https://www.cpfl.com.br/>. Acesso no dia da postagem.

Tim. Disponível em: <https://www.tim.com.br/>. Acesso no dia da postagem.

Amil. Disponível em: <https://institucional.amil.com.br/>. Acesso no dia da postagem.

O que é GenAI (Inteligência Artificial Generativa). Faberhaus. Disponível em: <https://faberhaus.com.br/genai-ia-generativa/>. Acesso no dia da postagem.

Fim dos cookies de terceira parte. Disponível em: <https://faberhaus.com.br/cookies-de-terceira-parte/>. Acesso no dia da postagem.

Martech Marketing Technology. Faberhaus. Disponível em: <https://faberhaus.com.br/martech/>. Acesso no dia da postagem.

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