A Pirâmide das Necessidades de Maslow é uma das mais importantes ferramentas gerenciais para recursos humanos e líderes ao redor do mundo.
Desenvolvida por Abraham Maslow foi um grande avanço na época de sua criação.
A hierarquia é geralmente representada como uma pirâmide, com as necessidades mais básicas na base e as mais elevadas no topo.
As cinco categorias de necessidades conforme proposto por Maslow são:
- Necessidades fisiológicas: São as necessidades básicas para a sobrevivência, como comida, água, abrigo e sono.
- Necessidades de segurança: Referem-se à necessidade de se sentir seguro e protegido, incluindo segurança física, de emprego, de recursos, de saúde e de propriedade.
- Necessidades de amor e pertencimento: Incluem o desejo de amor, amizade, intimidade e pertencer a grupos sociais, como família, amigos e comunidades.
- Necessidades de estima: Estas englobam tanto a autoestima (respeito próprio, confiança, autonomia) quanto a estima dos outros (reconhecimento, respeito, status).
- Necessidades de autorrealização: São as necessidades mais elevadas, relacionadas ao desenvolvimento pessoal, à busca do potencial individual e à realização de talentos e aspirações pessoais.
De acordo com a teoria de Maslow, as necessidades de níveis mais baixos devem ser satisfeitas antes que as necessidades de níveis mais altos possam ser alcançadas. Por exemplo, uma pessoa que está com fome (necessidade fisiológica) não estará preocupada em construir relacionamentos ou alcançar o potencial máximo (necessidades de amor e pertencimento, e necessidades de autorrealização, respectivamente) até que sua fome seja saciada.
Embora bastante usual é importante lembrar que a teoria possui alguns equívocos, por exemplo: Já que se sabe que as necessidades humanas possuem igual importância não seguindo uma lógica de hierarquia conforme apresenta Maslow.
A seguir o mapa das necessidades humanas de acordo com a Hierarquia das Necessidades de Maslow.
Necessidades fisiológicas
Pessoal
Comida
Água
Sexo
Sono e repouso
Trabalho
Horário de trabalho
Intervalo de descanso
Conforto físico
Segurança
Pessoal
Liberdade
Segurança da violência
Ausência de poluição
Ausência de guerras
Trabalho
Trabalho seguro
Remuneração e benefícios
Permanência no emprego
Sociais
Pessoal
Família
Amigos
Grupos sociais
Comunidade
Trabalho
Amizade com colegas
Interação com clientes
Chefia amigável
Estima
Pessoal
Aprovação da família
Aprovação dos amigos
Reconhecimento da comunidade
Trabalho
Reconhecimento
Responsabilidade
Orgulho e reconhecimento
Promoções
Autorrealização
Pessoal
Educação
Religião
Passatempos
Crescimento pessoal
Trabalho
Trabalho desafiante
Diversidade e autonomia
Participação nas decisões
Crescimento pessoal
Referências
Relações Humanas e Adm. <http://relacoeshumanaseadm.blogspot.com.br/2014/06/teoria-de-maslow.html>. Acesso no dia da postagem.