A Arte da Guerra de Sun Tzu é uma das obras imortais sobre estratégia usado em cursos especializados e por executivos no mundo inteiro.
Em resumo o livro aconselha a verificar sempre suas provisões, ataque somente quanto as forças forem abundantes e não permita que a guerra se demore muito, pois isso é ruim para todos. A avaliação dos cinco pontos para a guerra é de extrema importância e o general deve conhecer profundamente esses pontos, meditando e estudando sobre eles.
É importante não subestimar o inimigo e confundi-lo, pois o elemento surpresa é uma grande arma.
Lembre-se de que o melhor é vencer o inimigo sem lutas, sem destroçá-lo e sem muitas perdas de provisões, pois este último é o que mantém a saúde do reinado.
Os 5 princípios para vitória segundo a Arte da Guerra
- Comando preparado: Representa os atributos necessários ao líder tais como sabedoria, sinceridade, humanidade, coragem, exigência e honra.
- Influência efetiva: Representa a harmonia entre o povo e seus líderes, bem como o respeito, admiração e inspiração que eles causam em seus liderados.
- Ambiente conhecido: Representa o conhecimento e estratégias para as forças do ambiente de atuação e seus impactos, como as naturais incluindo o sol, chuva, frio, calor e etc.
- Terreno aproveitado: Representa tirar o melhor proveito das características do espaço de atuação como o terreno onde será a batalha, a distância entre os inimigos, se ele é aberto, fechado, íngreme, ondulado e etc.
- Tropas organizadas: Representa a organização eximia dos exércitos, bem como seu controle, distribuição correta dos postos de comando, a ordenação das vias de abastecimento e o fornecimento de todo o necessário às tropas.
Algumas importantes lições A Arte da Guerra de Sun Tzu
- Na guerra o importante é atacar a estratégia do inimigo.
- Um exército confuso conduz o adversário à vitória.
- Conheça-te a ti mesmo e ao teu inimigo.
- A invencibilidade depende de cada um, assim como a vulnerabilidade do inimigo depende dele mesmo.
- A invencibilidade está na defesa e a vitória está no ataque.
- Em geral, dirigir muitos é quase igual dirigir poucos, depende somente de organização.
- Quem sabe guerrear puxa o inimigo para o campo de batalha e não se deixa levar por ele.
Referências
TZU, Sun. A arte da guerra. Barueri: Novo Século, 2015.