A ferramenta 3 Horizontes (Three Horizons), serve para alinhar estratégia em três Horizontes: Presente, Intermediário e Futuro.
Horizonte 1: Operação básica – Objetivo estender e fortalecer o core business.
Horizonte 2: Construtores de novos negócios – Objetivo desenvolver novas oportunidades para a empresa.
Horizonte 3: Campo visionário – Objetivo criar opções viáveis para o futuro e o impacto das mudanças futuras.
A metodologia 3 Horizontes (Three Horizons) é separadas em dois eixos:
- Valor para o cliente.
- Linha do tempo.
Para que normalmente é usada
Mapear os cenários e contextos em que a empresa está e definir ações para se alcançar ações desejadas no futuro, explorando principalmente possíveis perdas de relevância dos serviços da companhia e como contornar essas quedas, seja com a reinvenção deles ou com a criação de novos dentro dos momentos de estudo.
Quando normalmente é usada
Para entender e explorar os cenários e contextos em que a empresa está e como eles vão ser alterados na linha do tempo.
Para discutir sobre os serviços da empresa e verificar se eles podem perder a relevância no tempo devido a tecnologia, cultura, políticas ou outros.
Para definir novos serviços a serem desenvolvidos em substituição dos que deixaram de ser oferecidos.
Para definir a mudança ou a reinvenção dos serviços existentes considerando o impacto das forças internas e externas da empresa analisadas dentro da linha do tempo.
Exemplo de passo a passo
PASSO 1
Comece preenchendo o Horizonte 1 – Presente analisando os cenários e contextos que a empresa e seus serviços estão.
PASSO 2
Preencha o Horizonte 3 – Futuro imaginando onde e como a empresa quer estar no futuro.
PASSO 3
Preencha o Horizonte 2 – Intermediário conectando as ações para levar a empresa do presente para o futuro.
PASSO 4
Revise os três horizontes averiguando os pontos de virada, quando um produto muito relevante perde o valor e outro assume seu lugar. Faça os ajustes finais se necessário.