101 Design Methods de Vijay Kumar é um livro que reúne diversos métodos para times entregarem projetos funcionais para as empresas.
O autor dividiu sua abordagem em 7 modos principais com diversos métodos possíveis para cada um deles:
Resumo dos 7 modos da abordagem
- Definir o objetivo: Momento para compreender bem o contexto que nos cerca e definir o caminho para onde queremos ir.
- Conhecer o contexto: Momento para estudar as circunstâncias ou eventos que afetam o ecossistema onde a empresa atua e oferece serviços, ou mesmo onde se pretende atuar futuramente.
- Conhecer as pessoas: Momento para entender tanto os usuários quanto os demais stakeholders, e também suas interações com as coisas que os cercam.
- Organizar os insights: Momento para ordenar, agrupar e organizar os dados coletados nos três modos anteriores e começar a encontrar os padrões mais importantes.
- Explorar os conceitos: Momento para usar os insights e os princípios estruturados anteriormente para gerar os primeiros conceitos de solução.
- Construir as soluções: Momento para avaliar os conceitos e identificar os que trazem maior valor para os stakeholders (primeiro os usuários e depois para o negócio).
- Realizar as ofertas: Momento para garantir que a solução está intencionalmente construída ao redor da melhor experiência para as pessoas e pode prover um valor real.
Apesar de serem complementares os modos não precisam ser executados de forma sequencial e são propostos de forma a proporcionar iteratividade, ou seja, é possível começar de qualquer modo e repetir o processo tantas vezes quanto for necessário ou desejado pelos times.
Com linguagem acessível e exemplos práticos, a obra é um bom caminho para se aplicar o design thinking no desenvolvimento de mudanças inovadoras nos mais diversos cenários.
Tendo como autor Vijay Kumar, professor no IIT Institute of Design e consultor de empresas como Autodesk, Motorola, Pfizer e Procter & Gamble, o livro é uma ótima referência para times que desejam aplicar o processo de design e desenvolver soluções inovadoras nas empresas com um bom embasamento mercadológico.
Isso se torna ainda mais importante dentro de um contexto onde as pessoas podem olhar com desconfiança para métodos de design ou para o modelo mental do design thinking.
Referências
KUMAR. Vijay 101 Design Methods: A Structured Approach for Driving Innovation in Your Organization. New Jersey: John Wiley & Sons, 2013.