Mapa da empatia para conhecer os clientes

O Mapa da Empatia é uma ferramenta utilizada na experiência do usuário (UX) para compreender melhor os usuários de um produto ou serviço.

Ele ajuda no desenvolvimento de uma compreensão profunda das necessidades, motivações, preocupações e sentimentos dos usuários, permitindo que se criem soluções mais eficazes e centradas no usuário.

O mapa é dividido em seções que representam diferentes aspectos da experiência do usuário, em sua versão sintética contamos com quatro dimensões:

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Diz: Se concentra nas informações verbais que os usuários compartilham sobre o produto ou serviço, bem como nas declarações explícitas que fazem sobre suas necessidades, desejos e experiências como, por exemplo, feedbacks explícitos, reclamações e solicitações, expectativas declaradas, histórias pessoais etc.

Faz: Se concentra nas ações observáveis dos usuários em relação ao produto ou serviço como, por exemplo, comportamentos vistos, padrões de uso, fluxo de tarefa, adaptações e improvisações, interações etc.

Pensa: Se concentra nos pensamentos internos, percepções e opiniões dos usuários em relação ao produto ou serviço como, por exemplo, percepções, motivações, preocupações, barreiras de uso, objetivos etc.

Sente: Se concentra nas emoções, sentimentos e estados emocionais dos usuários em relação ao produto ou serviço como, por exemplo, as emoções primárias e gerais, satisfação e frustração, confiança e segurança, engajamento emocional etc.

Para que o Mapa da empatia normalmente é usado

O Mapa da Empatia normalmente é usado para que os designers e pessoas envolvidas no projeto desenvolvam uma compreensão profunda das necessidades, motivações, preocupações e sentimentos dos usuários, permitindo que criem soluções mais eficazes e centradas no usuário.

Quando normalmente é usada

A ferramenta normalmente é usada no começo do projeto, mas pode ser atualizada ou mesmo construída a qualquer momento onde o time perceba que precisa dessas informações para não perder o foco no cliente.

Exemplo de passo a passo

Passo 1

Levante o máximo de informações possíveis dos clientes, seja por entrevista qualitativa, quantitativa, revisão de base de dados e comportamental, conversas internas com outros profissionais que tem contato com os clientes etc.

Passo 2

Reúna o time e debatam sobre todo o conhecimento levantado.

Passo 3

Agrupem as informações no mapa da empatia, ou mapas se for necessário mais de um.

Passo 4

Deixem o mapa da empatia ou mapas a mostra e visível para todo o time o tempo todo e consulte sempre que necessário.

Referências

NN Group. Disponível em: <https://www.nngroup.com/articles/empathy-mapping/>. Acesso no dia da postagem.

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