Great Place To Work para times de design reúne as 9 práticas da consultoria de os Melhores Lugares para se Trabalhar para o trabalho.
O Great Place to Work (GPTW) também é a empresa certificadora do título com o mesmo nome que indica as melhores empresas para se trabalhar no mundo, ou seja, empresas com práticas que fidelizam e motivam profundamente os colaboradores.
São três grandes objetivos buscados pela instituição: melhorar os negócios; melhorar as pessoas e melhorar a sociedade.
Inspirados no estudo realizado por Robert Levering, o The hundred best companies to work in America, a empresa vem analisando e entrevistando colaboradores do mundo inteiro para entender essas práticas encantadoras.
E segundo o próprio Robert Levering “Qualquer organização, de qualquer tamanho, em qualquer lugar, pode se tornar um excelente lugar para se trabalhar”, portanto sempre vale olharmos para quem já faz isso muito bem para aprendermos como tornar nossas empresas e times em lugares incríveis de se trabalhar.
A base para essa relação incrível gira em torno da confiança. Dia a dia nossos relacionamentos profissionais passam por situações que podem encher ou esvaziar um pouco nosso reservatório da confiança, e isso impacta diretamente na percepção que nossos colaboradores e nós mesmos teremos sobre a empresa e sobre nossos colegas de trabalho.
A saúde e a felicidade no nosso ambiente corporativo dependem muito do quanto esse reservatório da confiança estiver cheio ou vazio.
Para isso vale compartilhar as 9 práticas do próprio GPTW que visam fazer a manutenção da confiança e servem como inspiração para levarmos para nossos times e empresas.
A (velha) regra de ouro vale também ao aplicar práticas do Great Place To Work para times de design
Não existe receita mágica para o sucesso, portanto apesar de conter grande conhecimento e ser muito inspiradora a ação e as práticas do Great Place to Work, isso não significa automaticamente que tudo precisa ser aplicado fielmente nos nossos contextos.
Aqui mais vale o conceito do que a ação em si, já que cada situação e realidade vão exigir um estudo e adaptações.
Ao todo são 9 práticas: Inspirar, Falar, Ouvir, Agradecer, Desenvolver, Cuidar, Contratar, Celebrar e Compartilhar.
1. Inspirar o time
Inspirar as pessoas é uma das formas mais fortes de envolvê-las com um objetivo comum e nesse sentido a melhor dica é ter um propósito claro para a instituição e para o time, além de ajudar os colaboradores a entenderem melhor seu propósito pessoal.
A conexão entre esses pontos será a base de uma relação mais profunda e mais duradoura para todas as partes.
2. Falar a verdade
A honestidade é importante para qualquer relacionamento e isso envolve falar a verdade para as pessoas, mesmo em situações difíceis.
Ser honesto não é ser rude ou grosseiro, mas contar para as pessoas as coisas importantes que podem impactar na vida delas.
Isso vale principalmente para os momentos incertos e difíceis que a empresa passar, quanto mais honestas forem as relações, mais fortes elas se tornarão.
3. Ouvir com sinceridade
Ouvir é uma ação complexa que exige estarmos presentes para ouvirmos com sinceridade.
Nesse sentido, não vale ouvir já pensando em uma resposta ou contra-argumento, o que se espera aqui é ouvir cuidadosamente o que o outro fala e, se necessário, até pedir algum tempo para processar e pensar na informação recebida.
Muitas vezes tem muito mais conteúdo no que chega até nossos ouvidos do que somos capazes de perceber em uma primeira avaliação.
4. Agradecer o bom trabalho
Agradecer o bom trabalho realizado é uma das melhores formas de feedback que podemos dar aos nossos colaboradores e colegas.
Ao invés de concentrarmos só no que precisa ser melhorado, um agradecimento de algo bem executado tende a ser muito mais eficiente para que a pessoa repita a ação.
Sempre que perceber algo interessante que gostaria de ver mais vezes, agradeça e pontue, serão feedbacks preciosos para ajudar sua equipe e seus colegas a se desenvolverem.
5. Desenvolver as pessoas
Novos recursos, tecnologias e áreas de conhecimento surgem freneticamente no nosso mundo, assim desenvolver as pessoas em habilidades diferentes é cada vez mais importante.
O que até ontem não era algo presente naquele cargo ou para determinadas responsabilidades, pode mudar rapidamente e isso exige um olhar atendo do líder e dos colegas em observar o que precisa ser desenvolvido para a pessoa continuar a evoluir.
Mesmo para preparar as pessoas para novas funções que substituirão outras é necessário esse olhar atento e um plano de desenvolvimento ágil e preciso.
6. Cuidar dos indivíduos
Apesar de um mundo cada vez mais automatizado, não podemos esquecer que trabalhamos com pessoas e não máquinas.
Investir algum tempo para trazer saúde e bem-estar para seu time pode fazer uma grande diferença nos resultados alcançados.
Seja incentivando atividades mais saudáveis, apoiando o entendimento para uma saúde financeira melhor ou mesmo com programas de saúde institucionais, use ações que fomentem a criação de um grupo mais saudável nas diferentes áreas da vida.
Isso com certeza deixará o time mais preparado para enfrentar os desafios do dia a dia.
7. Contratar com base na cultura
Com um propósito bem definido e conhecendo bem a cultura da empresa, é importante observar se esses fatores estão sendo levados em conta no momento da contratação.
A cultura é fundamental para a sustentabilidade dessa relação profissional, uma vez que ela é quem dita algumas regras de convivências e até limites que não podem ser ultrapassados.
Um profissional pode ter um desempenho melhor ou pior por causa da sua adaptação à cultura de uma empresa, por isso é muito importante ter consciência disso antes de trazer alguém para sua equipe ou para sua empresa.
8. Celebrar as conquistas
Grandes conquistas merecem grandes celebrações. Se o time alcança um resultado excepcional, nada mais justo que a celebração venha em tamanho semelhante.
Esses pontos de celebração serão momentos importantes para o time lembrar que um grande esforço, executado com maestria, traz também um grande marco.
9. Compartilhar os resultados
Todos na empresa trabalham para gerar resultados positivos para a companhia e nada mais justo que do ver esses resultados serem compartilhados entre os colaboradores.
Nesse sentido sempre transmitir os bons resultados e entregar com orgulho, respeito e honestidade as recompensas vindas desses resultados é fundamental.
The GiftWork: O último segredo do Great Place To Work para times de design
O Giftwork é um conceito criado pelo GPTW que resume as ações que realmente constroem as melhores empresas para se trabalhar.
São gestos simples, baratos e muitas vezes pequenos que tem um grande impacto na vida das pessoas.
Eles normalmente partem da observação das pessoas que nos rodeiam e, ao compreender o que é importante para elas, realizamos alguma ação que fomente ou toque nesse ponto de importância.
Muitas vezes isso tem pouco custo para nós, mas faz uma enorme diferença na vida de quem trabalha com a gente.
Então se for para apostar em algo para começar, comece com o Giftwork.
O Cauê de Oliveira, do próprio GPTW, explicou bem esse conceito na sua palestra para o TEDx São Paulo para ajudar na compreensão e na aplicação desse conceito.
Referências
GREAT Place to work. Disponível em <https://gptw.com.br/>. Acesso no dia da postagem.