Digital Asset Management (DAM) é um sistema para gerenciamento de informações e ativos digitais como imagens, vídeos e outros.
Conforme as empresas crescem e produzem cada vez mais ativos para se comunicar com seus clientes, a gestão desse volume vai ganhando complexidade.
Principalmente se as empresas têm diversos canais para alimentar com os mesmos ativos como, por exemplo, sites, e-mails marketing, lojas etc.
Nesse sentido, é importante que a empresa mantenha um repositório único com esses ativos para serem acessados e aplicados onde forem necessários, mantendo a consistência.
É nesse espaço que a tecnologia DAM entra para apoiar, guardando todos os ativos de forma que eles possam ser encontrados via metadados como palavras-chave, cores, formatos e outros.
Todo tipo de ativo digital pode ser incluído no sistema DAM como, por exemplo:
- Arquivos de design
- Áudio
- Catálogos de produtos
- Fotos
- Logos
- Vídeos
- Etc.
O uso do DAM
Sistemas DAM trabalham basicamente melhorando o fluxo de cadastro e atualização de ativos para facilitar a procura e uso deles depois por todas as pessoas que precisarem.

Entre suas características, podemos destacar:
Padronização ao criar o arquivo
Modelos estruturados para os ativos facilitam o processo logo no começo de sua criação, facilitando a busca e a utilização deles posteriormente.
Codificação e indexação
Para que os ativos sejam encontrados é importante que eles tenham os metadados necessários para sua recuperação e uso. Esses dados podem ser, por exemplo: Tipo de arquivo (Módulo de divulgação); Versão (2.1); Tipo (Vídeo); e Tecnologia (Photoshop).
Esses dados criam agrupamentos automáticos que facilitam a pesquisa e recuperação de cada ativo.
Automação do trabalho
Ao contar com metadados já na indexação, é possível utilizar essa inteligência para automatizar parte do fluxo de trabalho, principalmente nas tarefas e processos do dia a dia.
Versão atualizada em uso
Sistemas DAM também são muito úteis para garantir que todos estejam trabalhando na versão mais recente de cada ativo, evitando perda de tempo e esforço mexendo em ativos desatualizados ou criando inconsistência em sua exibição.
Governança
Com diferentes tipos de permissão de uso, o sistema também protege os ativos de alterações não permitidas ou até apagamento acidental, por exemplo.
Pelas ferramentas DAM é possível definir as ações permitidas para cada perfil dentro do sistema e assim garantir essa governança estrutural.
Auditoria facilitada
Com ferramentas DAM as auditorias são facilitadas, seja para as internas realizadas pela própria empresa ou pelas externas, realizadas por órgãos reguladores, por exemplo.
Principais vantagens de usar DAM
Existem muitas vantagens na utilização do DAM, dentre elas podemos destacar algumas bem aparentes:

- Fluxo de trabalho padronizado
- Hub centralizado
- Pesquisa e busca facilitada
- Preservação da marca e consistência
- Redução de custo e tempo de produção e atualização
- Segurança e governança dos ativos
- Transparência e autonomia direcionada
Como implementar DAM
A tecnologia DAM lembra muito o CMS, mas seu foco está no gerenciamento de ativos e não no gerenciamento do conteúdo.
Assim para o DAM, como para o CMS, existem empresas que oferecem o acesso a essa tecnologia.
Sua implementação pode ser feita tanto em tecnologia em nuvem ou tecnologia híbrida (local e nuvem) e empresas como IBM e Adobe, por exemplo, possuem os serviços de DAM disponíveis para contratação e gestão dos ativos.
Referências
ImageKit. Disponível em: <https://imagekit.io/blog/digital-asset-management-for-ecommerce/>. Acesso no dia da postagem.
IBM DAM. Disponível em: <https://www.ibm.com/topics/digital-asset-management>. Acesso no dia da postagem.
Adobe Business DAM. Disponível em: <https://business.adobe.com/br/products/experience-manager/assets/digital-asset-management.html>. Acesso no dia da postagem.