CSAT (Customer Satisfaction Score): O que é e como usar essa importante métrica

O CSAT (Customer Satisfaction Score) é uma métrica que mede o nível de satisfação dos clientes em relação a um produto, serviço ou interação específica.

Esse indicador é amplamente utilizado por negócios para avaliar a experiência do cliente e identificar áreas de melhoria.

O CSAT geralmente é medido por meio de uma pergunta direta ao cliente, como, por exemplo:

Faberhaus Play Produtos Digitais 003

Quão satisfeito você está com este produto/serviço?

O cliente responde utilizando uma escala de 1 a 5, onde:

  • 1 significa “Muito Insatisfeito”.
  • 5 significa “Muito Satisfeito”.

Dessa forma, o CSAT ajuda a compreender a percepção dos clientes sobre experiências específicas, permitindo que empresas ajustem processos e entreguem mais valor.

Quando bem aplicado, ele ajuda a fidelizar clientes e aumentar a competitividade no mercado.

Como calcular o CSAT

O cálculo do CSAT é simples e segue a seguinte fórmula:

CSAT = (Respostas com satisfação positiva / Total de respostas) X 100

Logo,

  1. Somam-se todas as respostas que indicam satisfação positiva (4 e 5).
  2. Divide-se esse total pelo número total de respostas.
  3. Multiplica-se o resultado por 100 para obter uma porcentagem.             

Em um exemplo prático, vamos imaginar que tivemos 100 respostas em uma pesquisa das quais 85 tiveram nota 4 ou 5.

O cálculo ficaria da seguinte forma:

CSAT = (85 / 100) * 100 = 85%

Isso significa, portanto, que 85% dos clientes estão satisfeitos.

CSAT (Customer Satisfaction Score) - Como calcular

Quando usar o CSAT

O CSAT é ideal para medir a satisfação em situações pontuais, como:

  • Após uma compra ou uso de um produto.
  • Depois de uma interação com o suporte ao cliente.
  • No término de um curso ou treinamento online.

Isso porque, diferente de métricas como NPS (Net Promoter Score), que avalia a lealdade do cliente no longo prazo, o CSAT foca na satisfação momentânea.

Como melhorar o CSAT

Existem muitos meios para melhorar o CSAT, principalmente de acordo com o que foi avaliado.

Mas de forma geral podemos elencar 5 boas estratégias nesse sentido:

Como melhorar o CSAT (Customer Satisfaction Score)
  1. Ouça os clientes: Analise feedbacks detalhados fornecidos junto às respostas.
  2. Treine a equipe: Um atendimento ao cliente rápido e eficiente aumenta as chances de satisfação.
  3. Resolva problemas rapidamente: Respostas insatisfeitas geralmente refletem frustrações específicas.
  4. Simplifique processos: Facilite a navegação no site, o processo de compra ou a solicitação de suporte.
  5. Personalize experiências: Use dados de clientes para oferecer interações mais relevantes e personalizadas.

Referências

Agendor Blog. Disponível em: <https://www.agendor.com.br/blog/csat/>. Acesso no dia da postagem.

Faberhaus Play Produtos Digitais 003

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top