Cookies de terceira parte são pequenos arquivos de texto armazenados no navegador do usuário que contêm informações sobre os comportamentos e interações dele.
Eles são usados para várias finalidades, incluindo lembrar preferências do usuário, rastrear atividades de navegação e fornecer anúncios personalizados.
O termo “cookie” foi escolhido pela sua associação amigável e intuitiva.
Assim como você compartilha um biscoito com alguém em um ambiente social, um site compartilha um “cookie” com o navegador do usuário para lembrar informações sobre suas visitas anteriores e preferências.
Podemos falar de dois tipos de cookies: os de primeira parte e os de terceira parte.
Cookies de primeira parte são criados pelo próprio site que o usuário está visitando.
Eles são usados principalmente para melhorar a experiência do usuário, lembrando informações como preferências de idioma, itens em um carrinho de compras ou detalhes de login.
Já os cookies de terceira parte são criados por domínios diferentes daquele que o usuário está visitando no momento.
Eles são amplamente usados por empresas de publicidade e redes de anúncios para rastrear o comportamento do usuário em vários sites diferentes e criar perfis de interesse para segmentação e exibição de anúncios.
Os cookies de terceira parte têm sido a base da publicidade na internet.
No entanto, com as crescentes preocupações com a privacidade dos usuários e as mudanças nas políticas de navegação na web, foi decretado o fim desses cookies de terceira parte.
Quem será impactado pelo fim dos cookies de terceira parte e como lidar com isso
O fim dos cookies de terceira parte afetará principalmente anunciantes e editores que dependem deles para veicular anúncios direcionados.
Para lidar com esses desdobramentos, eles precisarão se adaptar a novas tecnologias e abordagens para a publicidade on-line, que garantam principalmente a privacidade dos usuários.
O Privacy Sandbox do Google é uma dessas iniciativas que visa substituir os cookies de terceira parte por tecnologias mais focadas na privacidade dos usuários.
Ele oferece e vem testando mecânicas e tecnologias para equilibrar a proteção da privacidade dos usuários com as necessidades dos anunciantes e editores on-line.
Por meio do Privacy Sandbox, o Google está desenvolvendo alternativas aos cookies de terceira parte, como o FLoC (Federated Learning of Cohorts, ou Aprendizagem Federada por Grupos), para continuar oferecendo publicidade direcionada de forma mais privada e segura.
Apesar disso, existem críticas para algumas dessas alternativas, tanto para sua difusão correta entre diferentes navegadores quanto questionamentos se sua segurança realmente é eficaz ou acaba por se tornar tão insegura quanto os cookies de terceira parte.
Para aprender mais sobre o fim dos cookies de terceira parte e as implicações para a publicidade on-line, você pode consultar entidades como a W3C, por exemplo.
Referências
W3C. Disponível em: <https://www.w3.org/2001/tag/doc/web-without-3p-cookies/>. Acesso no dia da postagem.
Kwanzoo. Disponível em: <https://www.kwanzoo.com/first-vs-third-party-cookies-explained>. Acesso no dia da postagem.
Tecnoblog. Disponível em: <https://tecnoblog.net/responde/o-que-e-floc>. Acesso no dia da postagem.
Single Grain. Disponível em: <https://www.singlegrain.com/advertising/privacy-sandbox/>. Acesso no dia da postagem.
Think with Google. Disponível em: <https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/futuro-do-marketing/privacidade-e-seguranca/privacy-sandbox-privacidade-marketing>. Acesso no dia da postagem.