Armazenamento de energia com grande capacidade nos permitirá guardar grandes quantidades de energia em baterias cada vez menores.

Um dos nossos grandes desafios atualmente é que a energia consumida é gerada no momento do uso, pois ainda não temos baterias realmente eficientes com grande capacidade de armazenamento.
A ponta tecnológica atual é a usada em dispositivos como celulares, e sabemos o quão pouco de energia ela é capaz de acumular.
Essas novas baterias serão capazes de guardar uma quantidade infinitamente maior que as atuais, desse modo cada pessoa poderá não só guardar energia suficiente para sustentar sua casa, como também poderá gerar energia excedente e até vende-la para seus vizinhos, se quiser.
Essa tecnologia também será essencial para impulsionar o uso de carros elétricos e híbridos, além de permitir o aumento da capacidade de processamento dos nossos dispositivos eletrônicos móveis (o que consumiria ainda mais energia).
Pelo enorme potencial que essa tecnologia tem de transformar a forma como consumimos e nos relacionamos não é surpresa ela figurar como uma das tecnologias com grande potencial de gerar disrupção na nossa sociedade até 2025, segundo o estudo da McKinsey&Company.
A seguir algumas citações contidas no relatório Tecnologias disruptivas: Os avanços que vão transformar a vida, os negócios e a economia global (Disruptive technologies: Advances that will transform life, business, and the global economy) da McKinsey&Company.
O relatório explora 12 tecnologias disruptivas que tem maior potencial de impactar a economia e a vida humana até o ano de 2025 e foi organizado por James Manyika, Michael Chui, Jacques Bughin, Richard Dobbs, Peter Bisson e Alex Marrs.
Citações selecionadas sobre armazenamento de energia com grande capacidade
“Armazenamento de energia” (MANYIKA et al., 2013, p. 95).
“O impacto econômico potencial do armazenamento de energia melhorado poderia ser de US $ 90 bilhões a US $ 635 bilhões por ano em 2025. Mais da metade desse impacto poderia ser impulsionado pela adoção de veículos elétricos e híbridos” (MANYIKA et al., 2013, p. 95).
“Os sistemas de armazenamento de energia convertem a eletricidade em uma forma que pode ser armazenada e reconvertida em energia elétrica para uso posterior, fornecendo energia sob demanda. Isso permite que utilitários, por exemplo, gerem eletricidade extra em tempos de baixa demanda que poderá ser usada em momentos de alta demanda” (MANYIKA et al., 2013, p. 95).
“Os preços de pacotes completos de bateria de ion de lítio automotivos poderiam cair de US $ 500 a US $ 600 por quilowatt-hora de hoje para cerca de US $ 160 por quilowatt-hora em 2025, enquanto a vida útil do ciclo poderia aumentar significativamente ao mesmo tempo, potencialmente tornando os híbridos plug-in e os veículos elétricos competitivos com os veículos tradicionais de motores de combustão interna no custo total da aquisição” (MANYIKA et al., 2013, p. 96).
“Outras tecnologias importantes de armazenamento de energia incluem sal fundido, células de fluxo, rodas suspensas, supercapacitadores e até baterias convencionais de chumbo-ácido (incluindo baterias recicladas). Outras tecnologias de baterias promissoras para se manter no radar que estão atualmente em desenvolvimento, mas podem não ser comercialmente viáveis até 2025 incluem metal líquido, lítio-ar, lítio-enxofre, ion de sódio, supercapacitadores de nanotecnologia e tecnologia de cache para energia” (MANYIKA et al., 2013, p. 96).
“O impacto econômico das tecnologias de armazenamento de energia nas aplicações que analisamos tem potencial para atingir de US $ 90 bilhões a US $ 635 bilhões anualmente em 2025. Esse valor poderia resultar de três principais aplicações: veículos elétricos e híbridos, energia distribuída e armazenamento de rede elétrica” (MANYIKA et al., 2013, p. 98).
“Para que o impacto econômico total do armazenamento avançado de energia seja realizado, a tecnologia de armazenamento precisará atingir níveis de custo e desempenho que atendam ou excedam as alternativas existentes” (MANYIKA et al., 2013, p. 102).
Desafio proposto para trabalhar com o tema
Como usar o armazenamento de energia com grande capacidade para garantir energia para as pessoas de baixa-renda de forma sustentável e compartilhada?
Referências
Tecnologias Disruptivas. Disponível em: <https://faberhaus.com.br/tecnologias-disruptivas/>. Acesso no dia da postagem.
MANYIKA, James; et al. Disruptive technologies: Advances that will transform life, business, and the global economy. 2013. Disponível em: <http://www.mckinsey.com/business-functions/digital-mckinsey/our-insights/disruptive-technologies>. Acesso em 03 de jun. de 2017.